The All-Atlantic R&I for a Sustainable Ocean: Ministerial High-Level & Stakeholders Conference will take place under the Portuguese Presidency of the Council of the European Union, in close cooperation with the European Commission, from 2 – 4 June 2021, in Ponta Delgada, Azores, Portugal.
By bringing together Ministerial and other high-level representatives with marine stakeholders, across the Atlantic Ocean from pole to pole, the main objectives for this event are to build up on the science diplomacy efforts and further strengthen the multistakeholder dialogue and knowledge sharing, boost synergies and to promote the development of new technologies, solutions and innovation. Besides a captivating programme and charismatic speakers, several self-organized side events will take place during the event, concerning all six priority thematic Areas of the Galway and Belém Statements, and promoting a networking and Ocean dialogue, bringing together a variety of stakeholders from along and across the Atlantic Ocean.
Registration is free but mandatory and can be done by accessing the following link, and the final programme will be made available here.
For everyone involved in marine research and innovation in the Atlantic Ocean, there’s a stakeholder survey taking place, in which we encourage to participate anyone who is interested. A pledging platform will also be available soon here.
To stay updated on everything All-Atlantic related, subscribe the newsletter and follow on social media:
Facebook: https://www.facebook.com/allatlantic2021
Twitter: https://twitter.com/AllAtlantic2021
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/all-atlantic-2021/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCyZzAvtsZQc_AIcp2PGUPtw
For more information visit the website: www.allatlantic2021.eu
A Conferência Ministerial de Alto Nível integrada na iniciativa “The All-Atlantic2021 – All-Atlantic R&I for a Sustainable Ocean” realiza-se no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, de quarta a sexta-feira, de 2 a 4 de junho, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, nos Açores, e com transmissão em direto, e conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Ministro do Mar, Ricardo Serrão, do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.
Durante a conferência será assinada a “Azores Declaration on All Atlantic Research & Innovation for a Sustainabe Ocean – Connecting, Acting, Cooperating on Space-Climate-Oceans interactions” que visa o reforço do conhecimento e o desenvolvimento de metodologias assentes na interação Oceanos-Espaço-Clima-Alimentação, recorrendo a sistemas avançados de observação da Terra, à inteligência artificial e ao processamento de dados.
Trata-se de um documento que reforça a importância das redes colaborativas promovidas no âmbito do Atlantic International Research Centre – AIR CENTRE e da agenda “Atlantic Interactions”, e que estão na base do desenvolvimento da Constelação Atlântica que consiste num conjunto de pequenos satélites de média e muito alta resolução para a observação marítima e processamento avançado de imagens.
Ainda no âmbito da conferência será lançada a rede “All Atlantic Blue School”, resultado da parceria entre a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Universidade Federal de São Paulo, cujo objetivo é melhorar o conhecimento dos Oceanos e tornar os mais jovens mais responsáveis e conscientes da importância da sustentabilidade oceânica e dos recursos marinhos.
Pelas 14h10 do dia 4 de junho realiza-se uma conferência de imprensa com a presença dos Ministros Manuel Heitor e Ricardo Serrão e do Presidente dos Açores José Manuel Bolieiro, a qual pode ser acompanhada aqui.
As “Interações Atlânticas” em termos da relação Oceanos-Clima-Espaço foram o tema central da Conferência Ministerial de Alto Nível integrada na iniciativa “The All-Atlantic2021 – All-Atlantic R&I for a Sustainable Ocean”, organizada pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e pela Comissão Europeia, em Ponta Delgada, nos Açores, e que permitiu uma reflexão profunda com base em apresentações de projetos e divulgação de estratégias essenciais em três áreas distintas:
i) Robótica Marinha:
- o projeto EU Marine Robots apresentou uma infraestrutura de robótica marinha que, assente em redes colaborativas, visa a observação, a exploração sustentável do Atlântico e o desenvolvimento de novas ciências e serviços baseados em tecnologia inovadora.
ii) Cabos submarinos:
- o projeto K2D, desenvolvido em colaboração com o MIT, prevê o desenvolvimento de um sistema de monitorização dos Oceanos assente na já existente infraestrutura mundial de cabos submarinos de comunicações e tendo por base sistemas espaciais e o processamento de dados que vão permitir o mapeamento e monitorização das atividades naturais e humanas e dos sistemas terrestres.
- o conceito de SMART Cables baseia-se na utilização de cabos submarinos de telecomunicações para monitorização sísmica e ambiental com base na substituição do Anel CAM (Continente, Açores e Ilha da Madeira) e explora potenciais formas de colaboração inovadora entre Governos, comunidade académica e científica e indústria e com impacto social na região Atlântica.
iii) Biodiversidade – Microbiomas:
- uma rede colaborativa entre as comunidades piscatórias, cientistas e modeladores permitiu criar a primeira geração de produtos de previsão de peixe assentes na temperatura da superfície do mar, o que permitirá prever, com muitos meses de antecedência, a distribuição de stocks de peixe e abundância. Trata-se de um passo importante para combater os efeitos negativos das alterações climáticas e das atividades antropogénicas e adotar práticas de gestão sustentáveis.
Foi ainda assinada a “Azores Declaration on All Atlantic Research & Innovation for a Sustainable Ocean – Connecting, Acting, Cooperating on Space-Climate-Oceans interactions” para o reforço do conhecimento e o desenvolvimento de metodologias assentes na interação Oceanos-Espaço-Clima-Alimentação, recorrendo a sistemas avançados de observação da Terra, à inteligência artificial e ao processamento de dados, e foi lançada uma plataforma integrando representantes de alto nível, investigadores, membros da comunidade académica e a sociedade civil para o desenvolvimento de ações de proteção dos Oceanos.