São hoje lançados os primeiros convites à apresentação de propostas no âmbito da vertente digital do Mecanismo Interligar a Europa (CEF Digital).
Com um orçamento previsto de 258 milhões de euros, os convites à apresentação de propostas visam melhorar as infraestruturas de conectividade digital, em especial as redes Gigabit e 5G, em toda a União, e contribuir para a transformação digital da Europa.
Serão cofinanciadas ações destinadas a equipar as principais rotas de transporte da Europa e os prestadores de serviços essenciais nas comunidades locais com a conectividade 5G, bem como ações para implantar ou modernizar redes de base assentes em tecnologias avançadas.
Os convites à apresentação de propostas incidirão igualmente nas infraestruturas que ligam os serviços federados de computação em nuvem, nas infraestruturas digitais de base para a Global Gateway, como os cabos submarinos, bem como em ações preparatórias para a criação de plataformas digitais operacionais para infraestruturas de transporte e energia em toda a UE.
Esta iniciativa surge na sequência da adoção do primeiro Programa de Trabalho para o MIE Digital, em dezembro de 2021, que afetou mais de 1 000 milhões de euros de financiamento para o período 2021-2023. Os convites à apresentação de propostas do MIE Digital destinam-se sobretudo a entidades, incluindo empresas comuns, estabelecidas nos Estados-Membros e nos países ou territórios ultramarinos.
Os candidatos interessados poderão obter mais informações sobre a candidatura, a avaliação e os processos de adjudicação no dia de informação em linha, que terá lugar em 19 de janeiro.
A segunda geração da vertente «Digital» do Mecanismo Interligar a Europa (MIE-2) (2021-2027) baseia-se na anterior, que apoiou infraestruturas e serviços digitais transfronteiras, bem como o acesso gratuito à Internet para as comunidades locais através da iniciativa WiFi4EU de 2014-2020.