Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, dois cientistas que receberam financiamentos da UE ao longo dos últimos anos, ganharam o Prémio Nobel da Física 2021. Partilham o prémio com Syukuro Manabe pelo seu contributo fundamental para a compreensão de sistemas físicos complexos.
Klaus Hasselmann participou em dois projetos financiados pelo Sétimo Programa-Quadro de Investigação da UE: EURUCAS e COMPLEX, que receberam contribuições da UE num valor total de cerca de 7,5 milhões de euros. Giorgio Parisi recebeu apoio financeiro do Conselho Europeu de Investigação (CEI) durante quase uma década, com duas Subvenções CEI para Investigadores Avançados, em 2009 e 2016, perfazendo um montante total de cerca de 3,7 milhões de euros.
Com a sua primeira subvenção do CEI, procurou obter um conhecimento teórico dos mais importantes fenómenos de grande escala nos sistemas desordenados clássicos e quânticos. A sua atual Subvenção para Investigadores Avançados CEI incide sobre sistemas vítreos a baixa temperatura. No início deste ano, o professor Parisi ganhou também o Prémio Wolf de Física.
Mais informações neste comunicado e no comunicado de imprensa do CEI.