A Comissão Europeia lançou um convite à manifestação de interesse para as cidades dispostas a aderir à missão europeia «100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima até 2030», uma das cinco missões identificadas no Plano Estratégico do Horizonte Europa.
Os objetivos desta missão são conseguir que até 100 cidades europeias se tornem inteligentes e com impacto neutro no clima até 2030 e garantir que funcionam como polos de experimentação e inovação para que todas as cidades europeias possam seguir o exemplo até 2050. No convite lançado em 25 de novembro, as cidades europeias com a ambição de avançar na sua transição ecológica são convidadas a apresentar informações sobre a sua situação atual e o seu trabalho, bem como sobre os seus planos futuros para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
As cidades selecionadas estarão na vanguarda da transição para a neutralidade climática, em consonância com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, e produzirão múltiplos benefícios para as suas comunidades em termos de redução da poluição atmosférica e sonora, menos congestionamento e estilos de vida mais saudáveis.
Depois de registarem o seu interesse, e após uma avaliação por peritos independentes, as cidades selecionadas serão anunciadas em abril de 2022. Poderão começar a trabalhar para atingir os seus objetivos, com a ajuda de uma plataforma da missão, assim que o processo de seleção estiver concluído.
Mais informações sobre o processo de seleção e a missão europeia «100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima até 2030» estão disponíveis aqui, no pacote informativo para cidades e nas perguntas frequentes, bem como nesta ficha informativa.