A Comissão lançou hoje novas ações de ajuda aos setores cultural e criativo dentro e fora da Europa, na sequência da adoção do programa de trabalho para o primeiro ano do programa Europa Criativa 2021-2027.
Em 2021, o programa Europa Criativa afetará um orçamento sem precedentes de cerca de 300 milhões de euros para ajudar os profissionais e artistas de todos os setores culturais a colaborar entre disciplinas e além-fronteiras, ter acesso a mais oportunidades e chegar a novos públicos.
O programa hoje adotado constitui a base para os primeiros convites à apresentação de propostas no âmbito do novo programa, que estarão abertos a todas as organizações ativas nos setores cultural e criativo pertinentes. O orçamento total do programa, de 2,4 mil milhões de euros ao longo de sete anos, representa um aumento de 63 % em comparação com o anterior. O programa Europa Criativa visa igualmente reforçar a competitividade dos setores culturais, apoiando simultaneamente os seus esforços no sentido de se tornarem mais ecológicos, mais digitais e mais inclusivos.
É dada especial atenção ao reforço da resiliência e da recuperação dos setores cultural e criativo face à pandemia de COVID-19. Mais informações no comunicado de imprensa.