Event
EIT Strategy to Power Europe’s Largest Innovation Network
14 June
Braga / Online

With an enhanced mandate for the coming years, and a budget of almost EUR 3 billion under Horizon Europe, the EIT will help power Europe’s recovery and green and digital transition. The priorities are laid out in the new Strategic Innovation Agenda (SIA) for 2021-2027, to be launched in this hybrid event.

The launch event consist of two parts:

  • a high-level policy session, during the morning;
  • four thematic sessions focused on the main focus areas of the EIT’s new strategy.

 

At this event more will be disclosed on the increased regional innovation activities, and impact of the entire EIT Community. The full agenda is already available.

Learn more about upcoming opportunities to innovate with the EIT Community and hear from inspiring speakers such as:

  • Mariya Gabriel, European Commissioner for Innovation, Research, Culture, Education and Youth
  • Manuel Heitor, Portuguese Minister of Science, Technology and Higher Education
  • Maria da Graça Carvalho, Member of the European Parliament
  • Gioia Ghezzi, Chair of the EIT Governing Board.
  • Peter Carlsson, CEO of Northvolt (supported by EIT InnoEnergy and EIT Raw Materials)
  • Ana Silva, Senior Project Manager, Sonae (supported by EIT Manufacturing)

 

All innovators and organisations from business, education and research across Europe are invited to join this event.

You can join online or in person, at the International Iberian Institute of Nanotechnology (INL) in Braga, Portugal and you will be able to indicate your preference during registration process.

 


 

Agenda Estratégica de Inovação do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT, sigla em inglês) é apresentada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia esta segunda-feira, dia 14 de junho, a partir das 9 horas (hora de Lisboa) no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, e com transmissão em direto, e conta com a intervenção por videoconferência do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e da Eurodeputada e antiga Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, na sessão de abertura.

A nova estratégia é parte integrante do Horizonte Europa e visa, no período 2021-2027, contribuir para a recuperação da economia europeia no contexto pós-pandémico e promover as transições digital e ambiental no caminho de uma sociedade mais sustentável, resiliente e justa.

Para tal o EIT definiu como prioridades:

  1. reforçar o apoio à capacidade inovadora das instituições de Ensino Superior
  2. aumentar as atividades regionais de inovação
  3. fortalecer o papel das Comunidades de Inovação e Conhecimento (Knowledge and Innovation Communities – KICs) do EIT
  4. criar duas novas KICs: “Setores Culturais e Criativos” em 2022 e “Setores da Água, Marinho e Marítimo” em 2026.

 

A sessão de Alto Nível reúne representantes de organizações ligadas à educação, investigação, inovação, empreendedorismo, indústria, entre outras áreas.

Programa completo aqui.

 


 

A Mesa Redonda de Alto Nível “Citizen-centered, Research-driven Creative Industries for Europe: Launching the Lisbon Manifesto” realiza-se online no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia esta quinta-feira, dia 17 de junho, a partir das 14 horas, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão de abertura, e com a presença da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e do Eurodepurado Christian Ehler.

Organizada em colaboração com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, a Mesa Redonda será uma ocasião para o Ministro Manuel Heitor divulgar pelas 16 horas, na presença da Comissária Europeia Mariya Gabriel, o “Lisbon Manifesto on Citizen-centered, Research-driven Creative Industries” que visa promover atividades de investigação científica e de inovação orientadas para o desenvolvimento das indústrias criativas centradas no cidadão, através da criação da Parceria de Património Cultural no âmbito do Horizonte Europa e dos Planos Europeu e Nacional de Recuperação e Resiliência.

O Manifesto pretende mobilizar as comunidades académica e científica, instituições, artistas, músicos designers, gestores culturais, tecido empresarial e diversos parceiros a criarem as condições que garantam que até 2025 os jovens tenham acesso aberto às indústrias criativas em todo o espaço europeu, contribuindo assim para aumentar a consciencialização dos jovens para a importância das indústrias culturais e criativas e da sua ligação com a ciência e o conhecimento.

Durante o evento serão igualmente apresentados os desenhos do artista Rui Costa, produzidos sob o mote “Ciência é rigor” a propósito dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia em Portugal e como forma de impulsionar as atividades de investigação e inovação no domínio das indústrias criativas durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Programme – Citizen-centered, Research-driven Creative Industries for Europe
Lisbon Manifesto on Citizen-centered, Research-driven Creative Industries