Hoje, a Breakthrough Energy Catalyst publicou um pedido de propostas de projetos em grande escala no domínio das tecnologias verdes sediados na Europa.
Este pedido vai desencadear investimentos numa carteira de projetos de elevado potencial nos domínios do hidrogénio limpo, dos combustíveis de aviação sustentáveis, da captura direta de CO2 do ar e do armazenamento de energia de longa duração.
Esta iniciativa representa o primeiro marco da parceria UE-Catalyst que a Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento e a Breakthrough Energy Catalyst lançaram em novembro de 2020 na COP 26, em Glasgow, e que foi apresentada pela presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, por Bill Gates, fundador da Breakthrough Energy, e pelo presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer.
A parceria vai mobilizar 1000 milhões de dólares (cerca de 820 milhões de euros) entre 2022 e 2026 para acelerar a implantação e a comercialização de tecnologias inovadoras que ajudarão a concretizar as ambições do Pacto Ecológico Europeu e a alcançar os objetivos climáticos da Europa até 2030 e a neutralidade climática até 2050.
O financiamento da UE para a Parceria UE-Catalyst provém do Horizonte Europa e do Fundo de Inovação, geridos ao abrigo do InvestEU.
Cada euro de fundos públicos deverá mobilizar três euros de fundos privados. Estão disponíveis mais informações aqui, bem como na ficha informativa e no documento com perguntas e respostas.
Realiza-se, em 25 de janeiro, um webinar para os promotores de projetos sobre o European Request for Proposal (RFP). A participação é livre mas o registo é obrigatório. Pode registar-se aqui.