July 16, 2021
ROSIA: Mais de 40 empresas manifestam interesse em participar no desenvolvimento de um sistema de telereabilitação para áreas remotas na Europa

O projecto ROSIA tem 3.9 milhões de euros destinados a financiar o desenvolvimento e o teste de soluções inovadoras na área da telereabilitação através de um processo de compra de inovação (compras pré-comerciais, PCP). No âmbito deste concurso, foi criada uma página para ajudar na pesquisa de parceiros e na promoção de consórcios, onde as empresas podem apresentar as suas competências. A submissão desta informação está disponível até 3 de setembro de 2021. Para apresentar um pedido de parceria as entidades devem responder ao seguinte formulário: https://rosia-pcp.eu/omc-questionnaire/

Até ao momento, um total de 42 empresas manifestaram interesse em participar no desenvolvimento de soluções de telereabilitação para promover o acesso aos cuidados nas áreas remotas europeias e possibilitar a continuidade do acompanhamento do paciente no seu ambiente domiciliar. Durante o mês de junho, as empresas apresentaram as suas soluções e plataformas atuais para gestão remota de pacientes, reabilitação domiciliária e monitorização.

Estas organizações foram as primeiras a apresentar as suas soluções para um sistema cujo o objetivo é revolucionar os cuidados de saúde em comunidades rurais e remotas, onde a falta de recursos e de infraestrutura de saúde tem conduzido a um reduzido acesso a serviços de reabilitação presenciais. Os eventos informativos do ROSIA são um passo preparatório para o concurso que irá lançar na primavera de 2022, co-financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia, e onde serão investidos 3,9 milhões de euros. Os eventos têm sido úteis na identificação das tecnologias que estão a ser desenvolvidas atualmente no mercado, e têm permitido aos seus promotores formar alianças que os ajudarão a satisfazer os requisitos do concurso do próximo ano.

O ROSIA encontra-se a trabalhar em ferramentas para ajudar as várias organizações interessadas a definir as suas propostas. Para o efeito, a consulta preliminar do mercado foi lançada a 12 de julho, e até 3 de setembro, as organizações interessadas poderão aceder a informações sobre os requisitos do concurso, incluindo uma ferramenta online para auxiliar na procura de potenciais parceiros. Toda esta informação e outras estarão disponíveis aqui: https://rosia-pcp.eu/

O objetivo é envolver organizações que desenvolvam aplicações e dispositivos que possam fazer parte do catálogo de serviços de telereabilitação do ROSIA, bem como organizações que forneçam plataformas abertas para permitir a ligação destas soluções. O ROSIA está também interessado em projetos especializados na gestão de serviços sócio-comunitários relacionados com a telereabilitação ou que tenham experiência na monitorização e motivação de doentes.

SOBRE O ROSIA
O Instituto Pedro Nunes integra o projeto ROSIA “Remote Rehabilitation Service for Isolated Areas”, através do Laboratório de Automática e Sistemas, como parceiro de conhecimento. Três compradores públicos formam o grupo de compradores do ROSIA: Servicio Aragonés de Salud (Espanha), National Rehabilitation Hospital (Irlanda) e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Portugal). Estes planeiam adquirir, por meio de um instrumento de Contratação Pública de Inovação, o design dos futuros serviços de tele-reabilitação para áreas remotas.

O projecto ROSIA visa conceber futuros serviços de reabilitação para áreas rurais remotas, assegurando que aqueles que vivem nas áreas menos providas de serviços presenciais, tenham acesso a serviços inteligentes de tele-reabilitação. O Catálogo ROSIA permitirá que aplicações e dispositivos se conectem à plataforma, permitindo que serviços de autocuidado supervisionados e apoiados pela comunidade sejam integrados nos planos de cuidados dos pacientes. O modelo de atendimento integrado baseado na criação de valor do ROSIA também poderá abrir a porta para repensar novos modelos de negócios e incentivos aos fornecedores, melhorar a equidade no acesso a recursos de reabilitação e contribuir para melhorar a sustentabilidade desses mesmos serviços.

ROSIA é um projeto financiado pelo programa europeu de investigação e desenvolvimento Horizon2020 sob o GA 101017606.